SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Oficina de desenvolvimento da escuta: prática clínica na formação em psicologiaDeixou o corpo em casa, foi para terapia: o corpo segundo psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

LEITE, Roberta Vasconcelos  e  MAHFOUD, Miguel. Elaborando tradições na contemporaneidade: Ausier e a preservação do chorinho. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 145-156. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.3.

Objetivamos investigar o modo como a tradição é elaborada por um guardião de memórias contemporâneo: Ausier Vinícius dos Santos, fundador do bar musical Pedacinhos do Céu (Belo Horizonte - MG). Realizamos entrevista semiestruturada, analisada fenomenologicamente. Respondendo ao chamado a constituir uma obra de preservação, o sujeito elabora o passado e a alteridade como presenças a partir das quais se dá conta do próprio ser. Aceitar sacrifícios para dedicar-se ao que vem do outro significa para ele ser fiel à própria experiência, abrindo caminho para a atualização da tradição num processo pessoal de buscar contribuir para a constituição do mundo. Concluímos que para dar continuidade de modo próprio ao que lhe foi transmitido, Ausier reafirma a centralidade dos valores que convergem num ideal que a tradição suscita em si. Dando-se conta de que seu ideal lhe foi dado e o supera, vive sua obra como gratidão e doação de si a algo que lhe dá um lugar no mundo e realiza o próprio ser.

Palavras-chave : Tradição; Guardiões de memórias; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License