SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Elaborating traditions in contemporaneity: Ausier and the preservation of chorinhoBeing beyond walls: a phenomenology of freedom for institutionalized elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

FREITAS, Joanneliese de Lucas; ARENHART, Paula  and  ABUHAMAD, Mariana. Deixou o corpo em casa, foi para terapia: o corpo segundo psicólogos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 157-166. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.4.

O problema corpo-mente está historicamente vinculado à compreensão de psiquismo em psicologia. A literatura aponta que apesar de terem aumentado os estudos sobre corpo e corporeidade na psicologia brasileira, ainda prevalece entre psicólogos um conceito de corpo reduzido ao bios. No presente trabalho investigou-se a concepção de corpo entre psicólogos atuantes em uma cidade do sul do Brasil. Foram realizadas entrevistas com 21 profissionais, seguidas de análise qualitativa fenomenológica dos resultados utilizando-se o método de Van Manen. Foi observado que os participantes apresentam dificuldades na problematização da relação entre corpo e psiquismo e na articulação do tema em seus aspectos teóricos e práticos. Há uma tendência a separar os fenômenos em "interiores" e "exteriores". Em geral, entendem que o corpo estaria subordinado à linguagem e ao psiquismo, excetuando no adoecimento orgânico, quando a corporeidade ganha maior evidência. Concluímos que os entrevistados tendem a compreender o corpo de maneira dicotômica ao mental, predominando uma compreensão de corpo como mera expressão do psiquismo, freqüentemente desenraizado de sua historicidade.

Keywords : Corpo; Psiquismo; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License