SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Deixou o corpo em casa, foi para terapia: o corpo segundo psicólogosPor um núcleo de atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CORREA, Diogo Arnaldo; OLIVEIRA, Carla de Santana  e  BASSANI, Marlise Aparecida. Ser além dos muros: fenomenologia da liberdade para idosos institucionalizados. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 167-172. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.5.

O estudo objetivou compreender os significados da liberdade para nove idosos que foram entrevistados individualmente numa Instituição de Longa Permanência para Idosos localizada na região do Alto Tietê. Às suas narrativas foi procedida análise qualitativa considerando a narrativa como uma técnica em pesquisa fenomenológica. Na análise, os significados da liberdade para os idosos entrevistados se desvelaram relacionados à sua abertura e suas experiências para além das restrições institucionais e de seu momento de vida articulados nos seus modos de ser-no-mundo e ser-com-os-outros. O estudo revelou que é possível aos idosos serem livres ante as restrições que enfrentam, o que os destina às suas possibilidades de existir numa realidade transformadora de sua história pessoal para além de quaisquer fronteiras.

Palavras-chave : Envelhecimento; Institucionalização; Liberdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License