SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Ser além dos muros: fenomenologia da liberdade para idosos institucionalizados"Meu nome é Ana" - um estudo fenomenológico-existencial da experiência de mulheres com anorexia nervosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. Por um núcleo de atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 173-181. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.6.

O estudo versa sobre a criação de um núcleo de atendimento psicológico a pessoas em risco de suicídio por meio de uma análise fenomenológica daquilo que nos diz aquele que pensa em suicídio em suas diferentes etapas: a redução fenomenológica, a descrição dos vetores internos ao fenômeno e a explicitação das experiências. Para tanto, acompanhamos as questões que foram apresentadas pelas duas primeiras pessoas encaminhadas pelo Núcleo de Atenção ao Estudante (NACE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ao Núcleo de Atendimento Clinico (NAC) a pessoas com risco de suicídio e concluímos que antes de cometer o suicídio algumas pessoas procuram por ajuda, o que justifica a pertinência e a urgência da criação de núcleos de atendimento clínico com psicólogos devidamente preparados para a lida com essa situação.

Palavras-chave : Suicídio; Psicoterapia; Método fenomenológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License