SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2"Meu nome é Ana" - um estudo fenomenológico-existencial da experiência de mulheres com anorexia nervosaEstudo de caso em gestalt-terapia: leituras fenomenológicas do desenho infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

YASOSHIMA, Fabio  e  MESSAS, Guilherme. Foucault e Binswanger: uma aproximação intempestiva?. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 196-203. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.8.

Os nomes de Foucault e Binswanger figuram lado a lado com tão pouca frequência que, à primeira vista, a aproximação entre os autores pode apresentar-se como uma questão despropositada. No presente trabalho, com base na análise de algumas de suas obras e nas contribuições de seus comentadores, procuramos apresentar algumas indicações para uma breve incursão em certos aspectos da história desse acercamento, cujos desdobramentos não se reduzem a uma casual afinidade intelectual entre o filósofo francês e o psiquiatria suíço. Defendemos a existência de uma convergência entre ambos, centrada em aspectos como a recusa de modelos explicativos organicistas e psicodinâmicos; e a utilização metodológica da noção de a priori. Concluímos pela existência de uma importante aproximação entre as obras dos dois autores.

Palavras-chave : Michel Foucault; Ludwig Binswanger; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License