SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Foucault e Binswanger: uma aproximação intempestiva?Cuidado, ética e convivência em saúde mental: reflexões fenomenológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PAJARO, Mariana Vieira  e  ANDRADE, Celana Cardoso. Estudo de caso em gestalt-terapia: leituras fenomenológicas do desenho infantil. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 204-214. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.9.

O presente estudo aborda o desenho infantil como um recurso revelador da criança. Tem por objetivo ilustrar o processo psicoterapêutico de um menino de 6 anos por meio da leitura fenomenológica de sete desenhos realizados por ele ao longo de seus atendimentos. Ademais, pretende refletir sobre as contribuições desse caso para a compreensão e intervenção na clínica infantil na perspectiva da Gestalt-terapia. Para tanto, realizou um estudo de caso documental ex post facto descritivo com base no diário de campo da psicoterapeuta, que continha os desenhos do participante e suas respectivas anotações. A metodologia fenomenológica favoreceu o acesso ao vivido por meio de descrições do cliente que puderam ampliar o contato com sua experiência. O autor da produção gráfica é concebido, portanto, como detentor único do sentido de sua obra. Esse estudo evidencia que o desenho pode favorecer a expressão de algumas crianças de modo a contribuir com o processo psicoterapêutico na Gestalt-terapia.

Palavras-chave : desenho infantil; Gestalt-terapia; método fenomenológico; estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License