SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Care, ethics and coexistence in mental health: phenomenological reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

ARAUJO, Thauana Santos de  and  HOLANDA, Adriano Furtado. Origens do conceito de agressão na gestaltterapia: Freud, Reich e outras fontes. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 234-245. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.12.

O conceito de Agressão está na base da construção da Gestalt terapia, sendo central para o primeiro trabalho de Fritz Perls, Ego, Fome e Agressão, de 1942. O tema foi desenvolvido por Fritz e Laura Perls, a partir de um trabalho desta de observação de crianças. Objetivou-se resgatar as origens do conceito, que remonta às primeiras experiências com a psicanálise, buscando esclarecer os elos entre esta e a Gestalt terapia. O trabalho se pautou por uma análise de fontes primárias - obras de Fritz, de Freud e de Laura - e secundárias pertinentes. Evidenciou-se a necessidade de se retomar um elo claro entre a Gestalt terapia e sua fonte psicanalítica, bem como clarificar as influências de outros nomes, como Reich, Goldstein, Horney e Nietzsche, na construção desse conceito.

Keywords : Gestalt-terapia; Agressão; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License