SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Relacionamento amoroso conjugal duradouro na contemporaneidade: uma análise fenomenológica de vivências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SOUZA, Gledson Wilber de  e  MACEDO, Shirley. Grupo interventivo com genitores (as) de crianças vítimas de violência sexual. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 265-274. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.1.

Esta pesquisa fenomenológica-interventiva teve como objetivo principal compreender o sentido da experiência de ser genitor (a) de criança vítima de violência sexual, buscando possibilitar a ressignificação da realidade e a elaboração de estratégias de enfrentamento. Em três encontros semanais de uma hora e meia, cinco genitores e o próprio pesquisador registraram o sentido de suas experiências dos encontros em Versão de Sentido (VS). De posse de todas as VS's, foi possível compreender que o sofrimento presente na vida dos colaboradores está relacionado com a lentidão entre denúncia do abuso e conclusão de trâmites jurídicos. O processo levou os colaboradores a mudanças em modos de subjetivação, principalmente, devido à ampliação da visão sobre si mesmos, o que resultou em ressignificação da própria história de vida e na construção de projetos futuros. Além da oportunidade de minimizar seu sofrimento pelo compartilhamento deste com outros, eles criaram como estratégia de enfrentamento da realidade: a construção de vínculos sociais para partilhar suas experiências, falar sobre o próprio sofrimento e cuidar de si. Concluiu-se, principalmente, que a prática dos encontros foi absorvida pelos colaboradores como estratégia de autocuidado, e o acolhimento ofertado deve focá-los para além da condição de genitores de vítimas de violência sexual.

Palavras-chave : Violência Sexual Infantil; Família; Pesquisa Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License