SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Long-lasting conjugal love relationships in the contemporaneity: a phenomenological analysis of experiencesProsperity, contestation and technocracy: the rogerian thought in its context of gestation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

ASSUNCAO, Graciana Sulino  and  QUEIROZ, Elizabeth. Gestaltpedagogia e relação dialógica: contribuições para a formação de profissionais de saúde. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 287-297. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.3.

A influência da qualidade da relação profissional de saúde-paciente no tratamento das doenças e na promoção de saúde tem indicado necessidade de assistência fundamentada na integração das competências técnicas e relacionais. A Gestaltpedagogia apresenta-se como possibilidade para ensino de ações que envolvam saúde e educação. Os elementos do interhumano, que caracterizam uma relação como dialógica para Buber, apresentam-se como proposta para formação de profissionais de saúde. Este artigo objetiva apresentar as contribuições de um programa de intervenção gestaltpedagógico, com enfoque na Relação Dialógica, para o ensino do tema "Relação profissional de saúde-paciente" em estudantes dos cursos de graduação em saúde da Universidade de Brasília, constituído por uma Oficina de 10 encontros. Participaram deste estudo cinco estudantes. Foi realizada análise compreensiva dos dados resultados desta pesquisa-ação. Constatou-se que a Oficina propiciou integração entre teoria e prática; incremento para formação humanizada e espaço de abertura para exposição de opiniões e discussão multiprofissional, tendo sido efetiva para ensino da relação profissional de saúde-paciente. Participantes avaliaram a intervenção como relevante e necessária para formação. Espera-se que seja reaplicada e contribua para formação dos profissionais de saúde, e em longo prazo, para possíveis transformações na qualidade da assistência integral à saúde dos pacientes.

Keywords : Relação profissional de saúde-paciente; Formação em saúde; Gestaltpedagogia; Dialógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License