SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Gestaltpedagogia e relação dialógica: contribuições para a formação de profissionais de saúdeFenomenologia da vida em pesquisas clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

VIEIRA, Emanuel Meireles; PINHEIRO, Francisco Pablo Huascar Aragão; MOREIRA, Jacqueline de Oliveira  e  GUERRA, Andréa Maris Campos. Prosperidade, contestação e tecnocracia: o pensamento rogeriano em seu contexto de gestação. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 300-311. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.4.

O artigo pretende problematizar as condições culturais a partir das quais foi construído o pensamento de Carl Rogers. Discutem-se acontecimentos ocorridos na sociedade estadunidense a partir do início da segunda guerra mundial até o fim da década de 1970. Entende-se que a guerra representou uma oportunidade para que os Estados Unidos iniciassem um ciclo economicamente virtuoso. Havia, nesse período, uma forte sensação de prosperidade para parte de sua população associada ao advento de uma classe média com tendências conservadoras. Paralelamente, surgiram movimentos contestatórios de populações historicamente marginalizadas que buscavam direitos civis e questionavam os modos de organização social e cultural vigentes. A partir disto, desenvolveu-se uma psicologia mais prática e que fugia de referenciais tecnocráticos de produção e validação de conhecimento. Dentro desse contexto cultural, indica-se que Rogers respondia, entre outros, aos temas: autenticidade atrelada à busca de tornar-se pessoa; tecnocracia como elemento a ser questionado na vida e na produção de conhecimento; e, por fim, cuidado de si vinculado ao sério risco de se cair num modo narcísico de existência.

Palavras-chave : Abordagem Centrada na Pessoa; Contexto Cultural Estadunidense; Psicologia Humanista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License