SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Prosperidad, contestación y tecnocracia: el pensamiento rogeriano en su contexto de gestaciónMetà-hodós: de la fenomenologia hermenêutica hacia a la psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre et al. Fenomenologia da vida em pesquisas clínicas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 312-318. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.5.

Apresentaremos uma possível operacionalidade da Fenomenologia da Vida de Michel Henry e seu método em situações clínicas. Neste método investigamos o conceito desenvolvido por Michel Henry nesta fenomenologia denominado corpopropriação e a intuição reflexiva na compreensão e intervenção clínica. É a relação terapêutica em instituições de saúde que é colocada em primeiro plano, tanto nos cuidados a um paciente adulto com transtorno psiquiátrico quanto em grupo com crianças acolhidas. Verifica-se como os terapeutas se corpo-apropriam de seus pacientes e como estes se corpo-apropriam de seus sofrimentos nos cuidados clínicos, bem como o uso das reflexões intuitivas no diálogo. Os resultados nos mostram que um corpo doente pode ser humanizado na relação terapêutica e tem possibilidades de encarnar vivências, ampliando assim a mobilidade afetiva, do sofrer ao fruir de si. No entanto, se a relação não tiver sustentação e continuidade, dificilmente se consegue a estabilidade dessa transformação, mas deixa marcas enraizadas em cada encontro inter-humano.

Palabras clave : Corpopropriação; Michel Henry; Psicoterapia; Atendimento em Grupo; Crianças acolhidas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License