SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Fenomenologia da vida em pesquisas clínicasFenomenologia e relatividade: Husserl, Weyl, Einstein e o conceito de essência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. Metà-hodós: da fenomenologia hermenêutica à psicologia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 329-339. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.7.

Com este manuscrito pretendemos esclarecer como a ideia de método - como antecipação do caminho certo e reto de investigação de um tema, de modo que possamos conquistar certezas absolutas - obscureceu a noção mais originária de metà-hodós, que traz a ideia de que o caminho se faz ao caminhar. Passamos, então, a mostrar que esta noção foi primeiramente assumida por Husserl, em sua máxima de que devemos tomar o fenômeno tal como ele se dá em seu campo de mostração. Heidegger adiciona a esta noção a perspectiva hermenêutica. Por fim, mostraremos como a Psicologia pode se apropriar da fenomenologia hermenêutica de modo a deixar que o fenômeno de seu interesse possa aparecer em seu campo de aparição e, também, nos mostrar o caminho que nos conduz ao sentido do fenômeno. Com esse esclarecimento pretendemos encaminhar mais um modo de proceder nas pesquisas em Psicologia.

Palavras-chave : Método; Fenomenologia; Hermenêutica; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License