SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Metà-hodós: da fenomenologia hermenêutica à psicologiaSistema único de saúde e a reforma psiquiátrica: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MASTROBISI, Giorgio Jules. Fenomenologia e relatividade: Husserl, Weyl, Einstein e o conceito de essência. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 358-365. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.10.

O objetivo deste artigo é desenhar uma nova concepção de "essência", a partir da análise das obras de Husserl (por exemplo, Filosofia da Aritmética, Investigações Lógicas, Ideias) e comparando com as considerações de Einstein e Weyl (a maioria delas inéditas) sobre fundamentar um novo método que combina "análise filosófica da essência" e "construção matemática". A pesquisa sobre a natureza física do espaço-tempo nos fornece um exemplo de análise fenomenológica pura das essências. Ao desenvolver essa concepção de essência, a subjetividade e a consciência fenomenológicas desempenham um papel importante para representar uma representação relativamente objetiva da realidade das coisas. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é buscar a complementaridade entre objetividade e subjetividade na consciência representacional e na produção de essências; Além disso, este estudo tem como objetivo demonstrar como a intersubjetividade fenomenológica atua na constituição das essências, para que possamos considerar a constituição das essências intersubjetivas como um caso possível de construção de um mundo real.

Palavras-chave : Fenomenologia; Relatividade; Essência; Consciência; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License