SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Sistema único de saúde e a reforma psiquiátrica: desafios e perspectivasProdução acadêmica sobre a desocupação em jovens recém-graduados: análise fenomenológico-existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

DOCA, Fernanda Nascimento Pereira  e  BILIBIO, Marco Aurélio. A (des)conexão criança e natureza sob o olhar da gestalt-terapia e ecopsicologia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 379-387. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n3.12.

Este artigo apresenta uma reflexão com base na Gestalt-terapia e na Ecopsicologia sobre a conexão natural e espontânea entre a criança e a natureza - uma atitude EU-TU - e o processo de introjeção dos valores da cultura que conduzem à desconexão, à perda da reciprocidade e da relação dialógica entre ambos, transformando-a em uma atitude EU-ISSO. Utiliza como substrato para esta reflexão uma história infantil - A árvore generosa - que, com a linguagem da imaginação, transmite facilmente à criança os valores da sociedade urbana-industrial-capitalista, os quais têm se enraizado no seu modo de sentir, pensar e agir; definhando, pouco a pouco, a saúde física e mental do homem e da sociedade em que se insere. Evidencia a importância da awareness acerca da relação interdependente do homem com a teia da vida para o desenvolvimento de uma nova ética, capaz de nutrir a reconexão entre ambos e reestabelecer uma relação de respeito, apoio e cooperação mútua entre todos os seres viventes.

Palavras-chave : Terapia Gestalt; Ecologia; Psicologia da Criança; Literatura Infantojuvenil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License