SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especialBrentano and medieval ontologySanto Agostinho e a fenomenologia: o conceito de atenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BEJARANO, Julio César Vargas. Fenomenología trascendental y scientia trascendens: dos versiones de la intencionalidadFenomenologia transcendental e scientia trascendens: duas versões da intencionalidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp. 429-437. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24ne.2.

Este trabalho confronta duas versões de intencionalidade, de Duns Escoto e de Edmund Husserl. Esta confrontação permite estabelecer em que medida a filosofía de Duns Escoto, a scientia trascendens, enriquece a concepção fenomenológica de intencionalidade, e permite determinar se a filosofía de Escoto contém uma "fenomenología da verdade". No desenvolvimento do trabalho mostra-se que, apesar de algumas convergências importantes em relação à intencionalidade, Escoto e Husserl têm duas concepções muito diferentes do fenômeno ou da presença; para o primeiro, o objeto intencional é oferecido através de espécies inteligíveis; para o segundo, através da fenomenalização. Pesquisas mostram que o maior ponto de divergência está na concepção do ser: para Escoto, o ser e a verdade andam de mãos dadas, independentemente de atos intencionais. Para Husserl, a sensação de ser surge da atividade intencional da consciência, transcendental, determinada por horizontes de ordem temporal, mundana e intersubjetiva. Finalmente, Escoto coloca questões de ordem metafísica, que levam a refletir sobre os limites dessa disciplina.

Palavras-chave : Intencionalidade; Ato Intencional; Consciência; Objeto Inteligível; Representación.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License