SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especialFenomenología trascendental y scientia trascendens: dos versiones de la intencionalidadAmor e finitude: um diálogo entre Agostinho de Hipona e Max Scheler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PERES, Sávio. Santo Agostinho e a fenomenologia: o conceito de atenção. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp. 438-448. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24ne.3.

O objetivo deste artigo é apresentar como alguns tópicos centrais da fenomenologia se encontram na concepção agostiniana do espírito humano. Em particular, analisaremos os conceitos intenção ou atenção (intentio), de cogito e de reflexão em Agostinho. Como corpus de análise foi usada A Trindade, por se tratar de uma obra de maturidade do autor. Inicialmente, apresentamos o papel que a atenção joga na percepção, na retenção memorativa e na evocação dos conteúdos da memória. Em seguida, discutimos como Agostinho articula atenção e vontade na dinâmica do cogito. Posteriormente, buscamos apontar como a distinção agostiniana entre pensar em si e conhecer a si antecipa a discussão fenomenológica atual entre autoconsciência pré-reflexiva e consciência reflexiva. Finalmente, examinamos a maneira como Agostinho aborda o problema da possibilidade da reflexão, como fonte epistêmica do conhecimento de si.

Palavras-chave : Agostinho; fenomenologia; cogito; reflexão; intencionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License