SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especialSanto Agostinho e a fenomenologia: o conceito de atençãoPresença de formas filosóficas medievais na fenomenologia nascente: o caso de Edith Stein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

RAMOS, Daniel Rodrigues. Amor e finitude: um diálogo entre Agostinho de Hipona e Max Scheler. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp. 449-466. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24ne.4.

Priorizando como fio condutor a relação entre amor e finitude, a discussão estabelece um constante diálogo entre o pensamento filosófico-teológico de Agostinho e a fenomenologia de Scheler. Primeiramente, esclarece-se o horizonte a partir do qual a fenomenologia de Scheler visualiza o pensamento agostiniano ao considerá-lo sob a ótica da estrutura vivencial e fundamental do viver cristão. Evidenciando a ideia de ordo amoris, mostra-se a correspondência desta estrutura à reviravolta do amor cristão, assinalada por Scheler como a emergência da compreensão de um Deus amante. Para tanto, em seguida, discutem-se traços da hermenêutica agostiniana da vida cristã, até revelar a caritas como sendo o amor que responde pela intencionalidade ordenadora da estrutura da existência humana no seu todo segundo o seu dinamismo essencial. Sob o ponto de vista desta função central da caridade, conclui-se indicando a necessidade de considerar a interdependência entre viver e morrer, para melhor compreender o sentido da estruturação da existência humana a partir da ideia de amor ordenado.

Palavras-chave : fenomenologia; afetos; ordo amoris; caridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License