SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especialAmor e finitude: um diálogo entre Agostinho de Hipona e Max SchelerPressupostos metafísicos da fenomenologia: uma leitura essencialista do transcendentalismo constitutivo em Edith Stein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SAVIAN FILHO, Juvenal. Presença de formas filosóficas medievais na fenomenologia nascente: o caso de Edith Stein. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp. 467-471. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24ne.5.

Se para a fenomenologia de Husserl o papel do pensamento medieval não é essencial, inteiramente diferente é o caso da filosofia madura de Edith Stein, por ela intitulada filosofia do ser, em uma conjunção explícita de fenomenologia e metafísica. Iniciando, então, por um breve estudo da relação entre Husserl e formas medievais do pensamento, este artigo concentra-se no caso específico de Edith Stein e sua recepção de autores como Anselmo de Cantuária e Tomás de Aquino, entre outros, concluindo pela sua investigação sobre o que torna possível a afeccionabilidade ou a afectibilidade, quer dizer, a condição de possibilidade da síntese passiva.

Palavras-chave : Fenomenologia; Metafísica; Síntese Passiva; Husserl; - Edith Stein.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License