SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especialPressupostos metafísicos da fenomenologia: uma leitura essencialista do transcendentalismo constitutivo em Edith SteinA simples apreensão do ser: Heidegger e Duns Scotus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GIACHINI, Enio Paulo. Con-criatividade em Rombach e mestre Eckhart. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp. 482-486. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24ne.7.

Partindo da fenomenologia estrutural e respingando no pensamento medieval de Mestre Eckhart, esse texto aborda a questão da criatividade e co-criatividade. Trata-se de uma "categoria" central da fenomenologia e, dentre outras chaves de abordagem e de entrada na fenomenologia estrutural, é um instrumental para descrição de mundo, mundo do espírito. A criatividade não é a mera inovação tecnológica ou criação de novos produtos, serviços ou de qualquer outro objeto. É a descoberta e exercício de uma nova dimensão de vida. A irrupção de uma nova dimensão eleva junto consigo todo um universo de elementos inerentes ao humano, dando-lhes novo sentido.

Palavras-chave : criatividade; co-criatividade; ontologia do fazer; estrutura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License