SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O processo ludoterapêutico na perspectiva fenomenológico-existencial das crianças em atendimento clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MOREIRA, Luana Vianez  e  SOUZA, Mariane Lima de. Reflexividade sobre ações morais em adultos: um estudo fenomenológico-semiótico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 3-14. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.1.

Os fenômenos da reflexividade consciente e da moralidade são atributos exclusivos da espécie humana, com fortes indícios de indissociabilidade e de sincronia em sua história evolutiva. Com o objetivo de compreender a relação entre reflexividade e ações morais, realizou-se um estudo qualitativo, conforme os critérios da fenomenologia-semiótica, com base em entrevistas estruturadas anônimas realizadas pela internet. Participaram 363 adultos, com faixa etária entre 21 e 28 anos (35%) e 28 e 35 anos (27%), sendo 63% do sexo feminino. Os resultados revelaram um contexto temático estruturado em 18 temas e um contexto problemático composto pelos aspectos: processos de mediação e modulação das ações morais; caracterização da agência (pessoal e interna ou normativa e externa); dilemas entre padrões pessoais e sociais de ação (dissonância cognitiva); sentidos pessoais atribuídos ao agir moral (níveis deontológicos da opinião, compreendidos entre o nível ontológico e o nível estilístico). Conclui-se que a reflexividade pode exercer influência sobre as ações morais, embora nem sempre seja suficiente para motivá-las, e que uma ação intencional praticada pode exercer influência não apenas sobre a reflexividade, mas sobre o próprio self, principalmente se esta possuir conteúdo moral (ou transgressor).

Palavras-chave : Reflexividade; Percepção Consciente; Julgamento Moral; Fenomenologia Semiótica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License