SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Reflexividade sobre ações morais em adultos: um estudo fenomenológico-semióticoCompreensão gestáltica de oficinas de contação de histórias em um grupo vivenciando a velhice índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

THERENSE, Munique. O processo ludoterapêutico na perspectiva fenomenológico-existencial das crianças em atendimento clínico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 15-25. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.2.

Este estudo surgiu diante da necessidade de ampliar a compreensão acerca da psicoterapia infantil de bases humanistas e fenomenológico-existencial. Objetivou-se compreender essa modalidade de intervenção clínica a partir da perspectiva infantil, conhecendo os significados atribuídos ao processo terapêutico, ao psicólogo e à participação delas próprias nos atendimentos clínicos. O estudo é qualitativo, de base fenomenológica, e tem como participantes seis crianças de idades entre seis e dez anos, em atendimento ludoterápico há no mínimo seis meses, indicadas pelas próprias psicoterapeutas. A análise dos dados foi pautada na variante do método fenomenológico proposta por Amadeo Giorgi. Os resultados revelam um desconhecimento prévio da atividade do psicólogo por parte de crianças encaminhadas à psicoterapia; que os significados associados aos motivos para um encaminhamento ao psicólogo evidenciam o conflito "ser um problema versus ter um problema"; que as características do processo terapêutico, como as especificidades da relação cliente-terapeuta e a noção de liberdade, são compreendidas pelas crianças; e que elas demonstram notável prazer no processo terapêutico, embora sinalizem algumas dificuldades. Por fim, conclui-se que os significados que as crianças conferem à psicoterapia mostram-se coerentes com o proposto na literatura sobre o processo psicoterapêutico infantil na perspectiva Humanista e Fenomenológico Existencial.

Palavras-chave : ludoterapia; infância; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License