SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O processo ludoterapêutico na perspectiva fenomenológico-existencial das crianças em atendimento clínicoGestalt-terapia: um método de trabalho para o processo saúde-doença em oncologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MENDONCA, Bruna Improta de Oliveira  e  BRITO, Maria Alice Queiroz de. Compreensão gestáltica de oficinas de contação de histórias em um grupo vivenciando a velhice. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 26-37. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.2.

O objetivo deste artigo consistiu em compreender, a partir da perspectiva gestáltica, a experiência das oficinas de contação de histórias com um grupo de velhos em situação de vulnerabilidade social, frequentadores de uma ONG no Subúrbio Ferroviário em Salvador-Bahia, durante três meses. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, descritivo e analítico, que toma algumas passagens dos encontros tendo como lente teórica a Gestalt-terapia. Desse modo, utilizamos conceitos referentes a contato, fronteira de contato, Awareness, auto e heterossuporte, bem como categorias como: aqui e agora e a noção de corporeidade. A partir do material recolhido no diário de campo e gravações, organizamos os resultados encontrados: o grupo funcionou como um sistema; foi possível observar um todo diferente da soma de suas partes; os participantes reconheceram flexibilização das fronteiras de contato e promoção de contato mais fluido; a promoção e o desenvolvimento de autossuporte, tendo o grupo como heterossuporte foi possível; houve progressivamente maior presença de cada um nas tarefas propostas, no aqui e agora, com ampliação da Awareness. Evidenciou-se notável ressignificação do corpo, de modo geral, e em consequência, uma maior consciência corporal.

Palavras-chave : Envelhecimento; Psicologia da velhice; Contação de histórias; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License