SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Compreensão gestáltica de oficinas de contação de histórias em um grupo vivenciando a velhiceSentido gestual da fala e o ingresso no campo da linguagem em merleau-ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

LACERDA, Mariana Correia; CARVALHO, Lílian Cherulli de  e  RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-terapia: um método de trabalho para o processo saúde-doença em oncologia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 41-49. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.4.

A Gestalt-terapia é proposta como um método de trabalho para atendimentos, intervenções, acompanhamentos psicológicos e psicoterapia no tratamento oncológico. Por olhar o ser humano em sua totalidade, essa abordagem proporciona a abertura de consciência aos indivíduos para que não se percebam somente como pessoas adoecidas e entendam as implicações causadas por essa experiência, desenvolvendo ajustamentos criativos e ampliando o contato consigo, com o mundo e com o próprio adoecer. O processo saúde-doença é concebido nesse artigo como um processo complexo, pensa-se sobre a importância da atuação do psicólogo ao longo de todo o caminho para a saúde, como agente que media a relação do sujeito com o adoecimento, partindo dos paradigmas da Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Psicologia da Saúde; Psico-oncologia; Oncologia; Saúde-Doença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License