SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Gestalt-terapia: um método de trabalho para o processo saúde-doença em oncologiaIconicidade como alternativa de explicação para a hipnose de Milton Erickson índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MARCON, Gilberto Hoffmann  e  FURLAN, Reinaldo. Sentido gestual da fala e o ingresso no campo da linguagem em merleau-ponty. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 50-61. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.5.

Como parte de um estudo mais amplo a respeito do desenvolvimento da temática da linguagem ao longo do projeto filosófico de Merleau-Ponty, propomos um recorte que aborde uma inflexão central do percurso, o sentido gestual da fala conforme apresentado em “Fenomenologia da Percepção”, sob a perspectiva particular do ingresso no campo dos significantes linguísticos, visando compreender melhor a passagem da gestualidade geral para a fala propriamente dita. A conceptualização do sentido gestual da fala pretende auxiliar na superação de um modelo objetivista de linguagem, através da proposição de uma indissociabilidade entre significado e significante. Desvelar a forma através da qual o sistema de significantes estrutura-se como modalidade de abertura e de relação com o mundo constitui grande parte do desafio para que tal ultrapassagem se dê de forma efetiva. A aquisição da linguagem, por sua vez, apresenta um período desenvolvimental privilegiado para se refletir a respeito das particularidades do fenômeno expressivo, já que representa o momento na história individual em que o gesto dirige-se a um campo comum de ação e significação. Procuramos então abordar, sob esta perspectiva, a forma como o sentido gestual é capaz de significar e instituir um campo comum de ação e significação.

Palavras-chave : Merleau-Ponty; Linguagem; Gesto; Fenomenologia; Mundo comum.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License