SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Sentido gestual da fala e o ingresso no campo da linguagem em merleau-pontyContribuição do pensamento de Rodolfo Kusch para o desenvolvimento de uma psicologia existencial Latino-Americana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

NEUBERN, Maurício S.  e  GONCALVES, Hugo Nogueira. Iconicidade como alternativa de explicação para a hipnose de Milton Erickson. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 62-72. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.5.

O presente trabalho busca propor uma alternativa de explicação para a hipnose de Milton Erickson (1901-1980) a partir da noção semiótica de iconicidade, que consiste na capacidade dos signos em transmitir qualidades de seus objetos. Neste trabalho, a possibilidade de explicação será desenvolvida, a partir de uma ilustração clínica de Erickson, em torno da discussão sobre três questões principais: a heterogeneidade da experiência hipnótica, a temporalidade e o papel do eu face às influências do inconsciente. Ao apontar as diferentes potencialidades lógicas dos signos, a iconicidade oferece subsídios de grande pertinência para compreender a diversidade do tecido vivido que compõe a experiência hipnótica, a presentificação da experiência de tempo e as diferentes formas de inserção e relação do eu quanto ao universo inconsciente que o precede. Nesse sentido, as contribuições daí consequentes são de grande pertinência para favorecer o afastamento de uma lógica puramente tecnicista da obra de Erickson, como também debates e apropriações coletivas em torno da mesma, condições necessárias para seu progresso como proposta de pensamento e terapia.

Palavras-chave : Hipnose; Semiótica; Psicologia Clínica; Milton Erickson.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License