SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Iconicity as an alternative explanation of Milton Erickson's hypnosisBetween the technique and the téchne: working possibilities of the psychologist in organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SANTOS, Gustavo Alvarenga Oliveira. Contribuição do pensamento de Rodolfo Kusch para o desenvolvimento de uma psicologia existencial Latino-Americana. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 73-82. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.7.

Esse texto propõe apresentar os principais conceitos do pensamento do filósofo argentino Gunther Rodolfo Kusch e demonstrar de que modo esses podem ser úteis para a construção de uma Psicologia Fenomenológico-Existencial e/ou Humanista para o contexto latino-americano. Para tanto o texto faz uma breve introdução do pensamento do autor e, partindo de seus principais conceitos: mero-estar, ser e estar-sendo, demonstra de que forma esses podem ser úteis para pensar a psicologia em nosso contexto, principalmente a que se dedica ao atendimento às populações marginalizadas.

Keywords : Psicologia Fenomenológica; Psicologia Existencial; Psicologia Humanista; Fenomenologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License