SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Contribuição do pensamento de Rodolfo Kusch para o desenvolvimento de uma psicologia existencial Latino-AmericanaA comunicação de más notícias em saúde: aproximações com a abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ABREU, Cynara Carvalho de  e  MELO, Symone Fernandes de. Entre a técnica e a téchne: possibilidades de atuação do psicólogo nas organizações. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 83-90. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.8.

O objetivo desse artigo é instigar a reflexão, com base no pensamento de Martin Heidegger sobre a questão da técnica, mais especificamente, acerca do espaço que comumente psicólogos têm ocupado nas organizações de trabalho, estas por sua vez inseridas em um mundo técnico pós-moderno. Psicólogos, entre outros profissionais, têm buscado conhecimento e preparo técnico específico, principalmente após a graduação, para assumirem cargos em áreas de gestão de pessoas nas organizações. Contudo, não tem sido raro ouvir profissionais de psicologia atuantes em contextos organizacionais relatarem que não se sentem mais psicólogos, que sequer recordam que o são, visto que as atividades cotidianas lhes requerem conhecimentos e habilidades que muito pouco estão associadas com a formação que escolheram. A partir da reflexão ora proposta, busca-se percorrer um caminho no qual se vislumbre possibilidades do psicólogo repensar sua prática profissional de modo a privilegiar a téchne sem precisar abrir mão da técnica e, assim, criar com esta última uma relação serenamente livre.

Palavras-chave : Psicologia do Trabalho; Téchne; Fenomenologia heideggeriana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License