SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The communication of bad news in health: approximations with the person-centered approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

CUNHA, Gabriela Gibson  and  DUTRA, Elza Maria Do Socorro. Um olhar fenomenológico para mães de crianças vítimas de abuso sexual: uma revisão de literatura. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 103-110. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25.10.

O presente trabalho tem como objetivo lançar um olhar fenomenológico para como as mães de crianças vítimas de abuso sexual são representadas na literatura científica brasileira. Dessa forma, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, na qual os estudos foram procurados no banco de dado da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que inclui outros bancos como o SciElo (Scientific Electronic Library Online), o PePsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e a LILACS(Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Com isso, foram selecionados 19 artigos no período entre 2006 e 2016. Observou-se que poucos estudos que tivessem como objetivo de pesquisa investigar as mães de vítimas de abuso sexual infantil, além de uma alta concentração desse material no estado do Rio Grande do Sul, sendo o local onde as pesquisas foram mais realizadas. Além disso, não foram encontrados estudos que contemplassem a interface entre o assunto e a fenomenologia. Aponta-se a necessidade de mais estudos que possam contribuir para ampliar a discussão sobre o lugar da mãe diante da vitimização dos filhos.

Keywords : Abuso Sexual Infantil; Mãe; Fenomenologia; Revisão de Literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License