SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2O pertencimento: em direção a uma fenomenologia da carneAproximações ao problema fenomenológico e metafísico do sentimento em Renaud Barbaras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

UMBELINO, Luís António. O enigma da pertença ao que escapa: sobre o a priori da correlação fenomenológica em R. Barbaras. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 124-129. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.2.

Há já algum tempo que o leitor competente de filosofia contemporânea procura nos textos de R. Barbaras os ensinamentos e possibilidades teóricas de um projeto filosófico inovador. A originalidade deste projeto, em nosso entender, encontra uma primeira grande sedimentação em Introduction à une philosophie de la vie. Nesta ocasião, gostaríamos de regressar àquele "primeiro" texto com o objetivo de meditar sobre a importância da proposta original, aí enfrentada de modo detalhado, de pensar o "a priori da correlação fenomenológica" como vida.

Palavras-chave : Vida; Corpo; A priori; Correlação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License