SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2El enigma de la pertenencia al que escapa: sobre el a priori de la correlación fenomenológica en R. BarbarasEn torno a la noción de antropología privada, de Renaud Barbaras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

BEATO, José Manuel. Aproximações ao problema fenomenológico e metafísico do sentimento em Renaud Barbaras. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 130-137. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.3.

Com Métaphysique du sentiment (2016), Renaud Barbaras propõe uma teoria do sentimento singular e radical, que, ao mesmo tempo, constitui uma nova etapa na prossecução, ampliação e aprofundamento da sua "fenomenologia da vida". Reconhecendo a sua dívida para com Mikel Dufrenne, tal elaboração teórica afirma, porém, a sua originalidade por meio de um diálogo crítico com os fenomenólogos que problematizaram a sensibilidade e a afetividade: Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty, Michel Henry e Henri Maldiney. Aquém e além do plano subjetivista dos afetos e emoções, o sentimento, para Barbaras, consiste na experiência arquiafetiva de abertura à profundidade do mundo, aquém e além dos entes finitos. Esta noção, todavia, apenas ganha seu pleno significado, claro está, quanto situada e articulada no contexto da teoria do "desejo transcendental", entendido como avanço fenomenalizante do sujeito. O sentimento inicia o desejo ao desejado. Ele suscita e orienta o movimento insaciável do desejo em direção à profundidade inexaurível do Mundo - Mundo para o qual nos abriu de modo originário.

Palabras clave : Sentimento; Metafísica; Desejo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License