SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Intencionalidade: Merleau-Ponty e BarbarasDesejo e negação - a falta situada no coração do ser (uma homenagem a Barbaras) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ALT, Fernanda. Sartre por Barbaras: movimentos de uma leitura crítica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 156-163. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.6.

Neste trabalho nos propomos a apresentar alguns movimentos da leitura crítica que Renaud Barbaras realiza da filosofia de Sartre. Para tal, escolhemos como fio condutor a retomada que este autor faz do dualismo de base da filosofia sartriana, em continuidade com a crítica de Merleau-Ponty, porém de modo a abrir outros caminhos de reflexão. Gostaríamos de evidenciar nestes caminhos o quanto Barbaras não somente potencializa a crítica precedente, mas realiza aproximações e problematizações originais que, ao mesmo tempo em que tornam mais evidentes os impasses da filosofia sartriana, não deixam de abrir novas possibilidades de investigação. Estas últimas nuances serão apontadas através da crítica propriamente barbarasiana da questão do outro e do desejo em Sartre.

Palavras-chave : Dualismo; Negatividade; Desejo; Outro; Facticidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License