SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Desejo e negação - a falta situada no coração do ser (uma homenagem a Barbaras)Sobre ética, Merleau-Ponty e fenomenologia: ecos de um diálogo com Renaud Barbaras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

OLIVEIRA, Jelson Roberto de. Sobre a interpolação interioridade e exterioridade: a crítica de barbaras à fenomenologia da vida de Hans Jonas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 178-184. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.8.

Pretende-se nesse artigo recuperar as bases da crítica de Renaud Barbaras à fenomenologia da vida de Hans Jonas tal como essas se apresentam na sua obra de 2008 Introduction à une phénoménologie de la vie. Para tanto, trata-se de levantar, entre outros argumentos, o problema da interpolação entre a interioridade e a exterioridade, o que teria permanecido, segundo Barbaras, como um problema não solucionado na tese de Jonas, o que levaria à impossibilidade de sua fenomenologia da vida, stricto senso. Embora não desenvolver-se-á a argumentação nesse trabalho, apontar-se-á, contudo, a possível resposta de Hans Jonas por meio do conceito de "vida expressiva", que indica a insistência na relação e na inter-compreensão como fenômeno mais originário da vida.

Palavras-chave : Interioridade; Exterioridade; Hans Jonas; Vida; Fenomenologia da vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License