SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Sobre a interpolação interioridade e exterioridade: a crítica de barbaras à fenomenologia da vida de Hans JonasAs experiências poético-filosóficas de Fernando Pessoa e a não-filosofia de Alberto Caeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

VICENTE, Vânia. Sobre ética, Merleau-Ponty e fenomenologia: ecos de um diálogo com Renaud Barbaras. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 185-195. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.9.

O artigo retoma um diálogo da autora com Renaud Barbaras em que versavam sobre o projeto de investigação de uma ética a partir do pensamento de Merleau-Ponty e busca, doravante, aprofundar questões-chave de tal diálogo. Assim, ora perscrutando as dificuldades para se pensar uma ética a partir de uma filosofia cujo solo é fenomenológico e, pois, descritivo - o que se oporia à perspectiva propriamente prescritiva da ética, para Barbaras - ; ora, ao contrário, voltando-se para a relação recíproca entre a disposição fenomenológica do pensamento e a ética - segundo compreende a autora -, o fato é que na lida com tais questões, ver-se-á se insinuando ao longo do texto os três traços que dão o tom do seu contorno: (i) as aproximações e dissonâncias entre ética e fenomenologia, (ii) a ética que deriva daí - ou pelo menos alguns dos seus traços - e, por fim, o fluxo de uma amizade - no sentido dos antigos - vivida no debate destas questões: aquela entre a autora e Renaud Barbaras, filósofo a quem o dossiê em mãos - ou em vista! - rende homenagem.

Palavras-chave : Barbaras; Merleau-Ponty; Ética; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License