SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2On ethics, Merleau-Ponty and phenomenology: echoes of a dialogue with Renaud BarbarasThe praise of the poetic in Renaud Barbaras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

CANDIDO, Gisele Batista. As experiências poético-filosóficas de Fernando Pessoa e a não-filosofia de Alberto Caeiro. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 196-208. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.10.

À medida que prioriza a existência, as experiências expressas nos poemas de Caeiro encontram eco na filosofia fenomenológica. Nesse contexto, Renaud Barbaras apresenta uma leitura profunda e original da obra caeriana, ao pensá-la a partir de problemas frequentados sobretudo pela fenomenologia de Merleau-Ponty. Com efeito, no ensaio Fenomenologia e Literatura: a não filosofia de Fernando Pessoa, Barbaras revela como as experiências cultivadas nos poemas que integram a obra de Caeiro vão além de determinadas soluções ensaiadas pelo filósofo francês, e configuram uma perspectiva radical sobre o pensamento e a existência, que pode e deve ser considerada pela filosofia. Ao abordar o pensamento poético-filosófico de Pessoa, e a leitura que Barbaras faz da poesia de Caeiro, este ensaio tratará do diálogo entre os discursos poético e filosófico, buscando mostrar como o poético pode ser um espaço privilegiado para o desenvolvimento de experiências de teor filosófico que excedem e, todavia, compõem a filosofia.

Keywords : Fenomenologia; Poética; Não-filosofia; Pessoa; Merleau-Ponty; Barbaras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License