SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Sobre ética, Merleau-Ponty e fenomenologia: ecos de um diálogo com Renaud BarbarasO Elogio do poético em Renaud Barbaras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CANDIDO, Gisele Batista. As experiências poético-filosóficas de Fernando Pessoa e a não-filosofia de Alberto Caeiro. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 196-208. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.10.

À medida que prioriza a existência, as experiências expressas nos poemas de Caeiro encontram eco na filosofia fenomenológica. Nesse contexto, Renaud Barbaras apresenta uma leitura profunda e original da obra caeriana, ao pensá-la a partir de problemas frequentados sobretudo pela fenomenologia de Merleau-Ponty. Com efeito, no ensaio Fenomenologia e Literatura: a não filosofia de Fernando Pessoa, Barbaras revela como as experiências cultivadas nos poemas que integram a obra de Caeiro vão além de determinadas soluções ensaiadas pelo filósofo francês, e configuram uma perspectiva radical sobre o pensamento e a existência, que pode e deve ser considerada pela filosofia. Ao abordar o pensamento poético-filosófico de Pessoa, e a leitura que Barbaras faz da poesia de Caeiro, este ensaio tratará do diálogo entre os discursos poético e filosófico, buscando mostrar como o poético pode ser um espaço privilegiado para o desenvolvimento de experiências de teor filosófico que excedem e, todavia, compõem a filosofia.

Palavras-chave : Fenomenologia; Poética; Não-filosofia; Pessoa; Merleau-Ponty; Barbaras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License