SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2As experiências poético-filosóficas de Fernando Pessoa e a não-filosofia de Alberto Caeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da. O Elogio do poético em Renaud Barbaras. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 209-217. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n2.11.

O artigo se propõe a um balanço fenomenológico acerca do estatuto do poético tal qual é instituído por Renaud Barbaras. Tomando como linha de frente, os trabalhos de Merleau-Ponty, Barbaras, no entanto, busca ultrapassá-la ao vislumbrar outro horizonte possível para além da habitual divisão entre filosofia e literatura. A superação desse limite parece encontrar na obra poética de Fernando Pessoa uma amostra viva de interlocução. O que se descobre nessa obra, como pano de fundo, é uma aliança entre poesia e metafísica de modo que a práxis literária, enquanto "não-filosofia", mantém, a bem da verdade, uma "vida clandestina" como experiência de pensamento. O artigo conclui ensejando outros recortes possíveis que dão vazão a essa mesma perspectiva de análise, como se encontra, por exemplo, na criação literária de Clarice Lispector ou, ainda, no ensaísmo poético-filosófico de Bento Prado Jr.

Palavras-chave : Renaud Barbaras; Poético; Merleau-Ponty; Fernando Pessoa; Clarice Lispector.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License