SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Ser pessoa na hospitalização: relatos de gestantes sobre as relações estabelecidas com a equipe multiprofissionalUsuários de crack: histórias de vida e subjetividade em narrativas audiovisuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BONIFACIO, Daniela Pereira Di  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Preparação para a aposentadoria: relato de uma intervenção clínica na abordagem da psicologia positiva. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 237-245. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.2.

O processo de aposentadoria representa um momento crítico dentro do processo de desenvolvimento. O objetivo deste estudo de caso foi o de descrever e analisar uma experiência de atenção psicológica desenvolvida em um Programa de Preparação de Aposentadoria (PPA) de uma universidade pública federal voltada especificamente para profissionais da educação básica, a partir da abordagem da Psicologia Positiva. Foram realizados 13 encontros individuais com uma professora de 45 anos de idade, nos quais foram trabalhadas as questões envolvendo o reconhecimento de limites, a necessidade de organização e planejamento, bem como a reflexão sobre atividades laborais gratificantes. Concluiu-se que o acompanhamento psicológico na preparação para a aposentadoria não pode se dar de modo dissociado da compreensão crítica acerca das atuais condições de trabalho, motivo pelo qual o adoecimento pelo trabalho pode e deve ser um disparador para que se pense em estratégias de ampliação dos conceitos de saúde e bem-estar.

Palavras-chave : Aposentadoria; Trabalho docente; Saúde ocupacional; Aconselhamento psicoterapêutico; Psicologia Positiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License