SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Preparação para a aposentadoria: relato de uma intervenção clínica na abordagem da psicologia positivaForma de pensar e emancipação pós-modernas do humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

LEVY, Virgínia Lima dos Santos  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Usuários de crack: histórias de vida e subjetividade em narrativas audiovisuais. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 246-253. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.3.

Constituindo-se o uso problemático de crack como grave questão de Saúde Pública, este artigo é parte de dissertação que teve como objetivo compreender a relação entre histórias de vida e projetos de ser dos sujeitos usuários de crack com o consumo da substância e problemas a ele relacionados. Solicitou-se a cinco participantes que fizessem vídeos sobre suas histórias de vida, e que falassem sobre o processo de reflexão sobre suas trajetórias e aspectos de suas vidas presentes ou não nos vídeos. Os dados produzidos foram analisados conforme a Análise de Conteúdo proposta por Ruiz-Olabuénaga. Percebeu-se o ato de consumir crack como mais um dos atos humanos a constituir o sujeito e sua biografia, embora se torne problemático quando promove "suspensão" das outras possibilidades de vida. Verificou-se que eles tenderam a adotar discursos padronizados sobre drogas e usuários, ainda que contradigam suas próprias histórias de vida, embora reconheçam que há algo de particular na sua trajetória de uso e nos processos de tratamento/ recuperação. Esta pesquisa indica a necessidade de estratégias que fomentem a reflexão dos usuários sobre o sujeito por trás da droga, destacando aspectos universais e singulares de suas biografias, tendo na construção de narrativas autobiográficas audiovisuais um instrumento clinicamente potente.

Palavras-chave : Crack; História de vida; Comportamento do consumidor; Narrativas pessoais; Mídia audiovisual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License