SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Crack users: life stories and subjectivity in audiovisual narrativesPhenomenology as an ethical and epistemological basis of the desalienist movement in france and in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SILVA, Manuel Moreira da. Forma de pensar e emancipação pós-modernas do humano. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 264-273. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.5.

Este artigo consiste numa explicitação da forma de pensar (Denkform) e da concepção de emancipação emergentes desde, aproximadamente, meados do século XX; em rigor, da estrutura de pensamento mediante a qual os indivíduos organizam sua experiência de mundo ou intentam emanciparse no presente. Busca-se mostrar em que medida o humano pós-moderno pensa e age em um mundo que não se configura mais como um cosmos natural (no caso, o antigo e medieval) ou enquanto um mundo representado (o moderno e contemporâneo, em vias de dissipação), ou mesmo enquanto linguagem (este ainda subordinado à representação), mas enquanto imagem. Verificam-se, enfim, os desafios e os modos de superação daqueles, bem como suas consequências, para a pessoa humana, de um pensar que deixou para trás a segurança da comunidade natural dos antigos e a liberdade formal da autoconsciência plenamente cônscia do espírito certo de si dos modernos. Um pensar que, todavia, também não se deixa levar por nenhuma confiança cega na linguagem do presente; mas que, ao contrário, a modula segundo as imagens nas quais pensa e se move em sua igualmente oscilante emancipação.

Keywords : Pensar em imagens; antipodianos; pensamento forte; pensamento fraco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License