SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Usuários de crack: histórias de vida e subjetividade em narrativas audiovisuaisA fenomenologia como base epistemológica e ética do movimento desalienista na frança e no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Manuel Moreira da. Forma de pensar e emancipação pós-modernas do humano. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 264-273. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.5.

Este artigo consiste numa explicitação da forma de pensar (Denkform) e da concepção de emancipação emergentes desde, aproximadamente, meados do século XX; em rigor, da estrutura de pensamento mediante a qual os indivíduos organizam sua experiência de mundo ou intentam emanciparse no presente. Busca-se mostrar em que medida o humano pós-moderno pensa e age em um mundo que não se configura mais como um cosmos natural (no caso, o antigo e medieval) ou enquanto um mundo representado (o moderno e contemporâneo, em vias de dissipação), ou mesmo enquanto linguagem (este ainda subordinado à representação), mas enquanto imagem. Verificam-se, enfim, os desafios e os modos de superação daqueles, bem como suas consequências, para a pessoa humana, de um pensar que deixou para trás a segurança da comunidade natural dos antigos e a liberdade formal da autoconsciência plenamente cônscia do espírito certo de si dos modernos. Um pensar que, todavia, também não se deixa levar por nenhuma confiança cega na linguagem do presente; mas que, ao contrário, a modula segundo as imagens nas quais pensa e se move em sua igualmente oscilante emancipação.

Palavras-chave : Pensar em imagens; antipodianos; pensamento forte; pensamento fraco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License