SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Postmodern form of thinking and emancipation of the humanImpediment? Possibilities of relationship between women and football author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

GOZE, Tudi et al. A fenomenologia como base epistemológica e ética do movimento desalienista na frança e no Brasil. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 274-281. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.6.

Este artigo tem como objetivo apresentar a fenomenologia como base epistemológica e ética do movimento desalienista da psicoterapia institucional na França e da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Descrevemos estes dois movimentos e os principais nomes que fizeram parte de suas histórias em interlocução com a fenomenologia, refletindo sobre como esta pode ser considerada uma base para a prática de profissionais da saúde mental inseridos neste contexto que está em plena transformação. (Re)discutir tais bases nos parece de fundamental importância para reafirmar o sentido epistemológico e ético necessário que fundamenta ambos os processos. Concluímos que a fenomenologia se apresentou e ainda se apresenta como uma via de questionamento das práticas em saúde mental e oferece o fundamento para se pensar uma prática que busca o encontro com os sujeitos, e não somente com a doença mental, e para o processo de desinstitucionalização dos doentes mentais.

Keywords : fenomenologia; movimento desalienista; reforma psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License