SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Forma de pensar e emancipação pós-modernas do humanoImpedimento? Possibilidades de relação entre a mulher e o futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GOZE, Tudi et al. A fenomenologia como base epistemológica e ética do movimento desalienista na frança e no Brasil. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 274-281. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.6.

Este artigo tem como objetivo apresentar a fenomenologia como base epistemológica e ética do movimento desalienista da psicoterapia institucional na França e da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Descrevemos estes dois movimentos e os principais nomes que fizeram parte de suas histórias em interlocução com a fenomenologia, refletindo sobre como esta pode ser considerada uma base para a prática de profissionais da saúde mental inseridos neste contexto que está em plena transformação. (Re)discutir tais bases nos parece de fundamental importância para reafirmar o sentido epistemológico e ético necessário que fundamenta ambos os processos. Concluímos que a fenomenologia se apresentou e ainda se apresenta como uma via de questionamento das práticas em saúde mental e oferece o fundamento para se pensar uma prática que busca o encontro com os sujeitos, e não somente com a doença mental, e para o processo de desinstitucionalização dos doentes mentais.

Palavras-chave : fenomenologia; movimento desalienista; reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License