SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A fenomenologia como base epistemológica e ética do movimento desalienista na frança e no BrasilA concepção de motivação no pensamento de Edith Stein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SOUZA, Larissa Medeiros de; MAUX, Ana Andréa Barbosa  e  REBOUCAS, Melina Séfora Souza. Impedimento? Possibilidades de relação entre a mulher e o futebol. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 282-293. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.7.

O futebol é uma paixão nacional. Mais do que um mero jogo, essa prática esportiva de origem britânica foi "abrasileirada" ao ponto de ser considerada uma expressão de nossa cultura e característica de nossa identidade nacional. Na realidade brasileira, o mundo da bola, apesar de representar toda uma nação, ainda demonstra abarcar um público específico - os homens -, deixando à margem a participação das mulheres, que buscam um lugar de visibilidade e respeito. Elas, assim como eles, participam do futebol de diversas maneiras, entretanto ainda possuem entraves nessa relação. O presente artigo, de caráter teórico, apresenta uma construção histórica acerca do futebol e da participação feminina no mesmo. Discute, ainda, os papéis e espaços das mulheres que torcem, jogam, arbitram, comandam e dirigem clubes de futebol. Por fim, é possível refletir, a partir da perspectiva fenomenológico-existencial heideggeriana, a participação das mulheres no contexto do futebol como Dasein, que possuem abertura de mundo e sentido de poder-ser.

Palavras-chave : Futebol; Gênero; Mulher; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License