SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Impedimento? Possibilidades de relação entre a mulher e o futebolA percepção social à luz de uma concepção praxiológica da intencionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PERES, Savio Passafaro. A concepção de motivação no pensamento de Edith Stein. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 294-301. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.8.

O tema da motivação e da causalidade psíquica foi amplamente analisado, a partir do método fenomenológico, por Edith Stein. Uma exposição detalhada deste tópico pode ser encontrada em sua obra Contribuições para uma fundação filosófica da psicologia e das ciências do espírito, publicada no ano de 1922. Nesta obra, Stein mostra como o conceito de motivação é necessário para se compreender a vinculação da pessoa humana com a realidade sociocultural. Uma das teses centrais da obra é que a vida da consciência não pode ser abordada de maneira suficiente pelo método científico-natural, pois este se vale apenas do conceito de causalidade natural e não do conceito de motivação. Neste artigo, pretendo apresentar alguns tópicos centrais das discussões de Stein sobre o conceito de "motivação", situando-os à luz do pensamento husserliano. Por fim, buscarei mostrar a sua importância para a fundamentação epistemológica da psicologia.

Palavras-chave : Fenomenologia; Psicologia fenomenológica; Motivação; Causalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License