SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The notion of motivation in Edith Steins's thoughtThe self-box as an experiment in gestalt-therapy with adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

VERISSIMO, Danilo Saretta. A percepção social à luz de uma concepção praxiológica da intencionalidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 302-312. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.9.

Desenvolvemos uma discussão teórica da percepção social respaldada na compreensão das implicações das capacidades práxicas do sujeito perceptivo no estudo da intersubjetividade. Nossas análises são fundamentadas na matriz praxiológica de teorias enativistas e fenomenológicas, que servem de contraponto ao intelectualismo e ao internalismo que marcam as teorias correntes da percepção social. O conceito de atenção conjunta, concebido na década de 1970 no âmbito da psicologia do desenvolvimento infantil, e que se tornou um eixo articulador de programas de pesquisa voltados à percepção social, é utilizado como base para nossa investigação. Evidenciamos a possibilidade de fundar a percepção social no corpo e nas práticas do sujeito corpóreo de relação com o mundo mediadas pela interação e pela incorporação da atividade e da perspectiva do outro.

Keywords : percepção; corpo; atenção conjunta; intersubjetividade; cognição social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License