SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A percepção social à luz de uma concepção praxiológica da intencionalidadePsicologia e filosofia na abordagem fenomenológico-existencial: um estudo sobre Frankl e Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

LIMA, Deyseane Maria Araújo. O self-box como experimento na atuação do gestalt-terapeuta com adolescentes. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 313-322. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.10.

A constituição da adolescência é um período repleto de transformações, de autoconhecimento e de conflitos, que possibilitam a busca de psicoterapia para os adolescentes. O artigo tem como intuito compreender o uso do self-box (a caixa do eu) como experimento na clínica gestáltica com adolescentes. A abordagem metodológica do estudo é a pesquisa qualitativa com um enfoque na pesquisa bibliográfica, recorrendo aos materiais já elaborados sobre o tema. Na clínica com adolescentes na Gestalt-terapia, é essencial que possamos usar experimentos que promovam o estabelecimento da relação terapêutica, o interesse pelo tratamento e a disponibilidade para abordar o seu sofrimento, amenizando as resistências. O uso self-box sugere que o adolescente selecione objetos que o identificam em uma caixa, retratando as suas experiências e vivências marcantes. Neste sentido, o uso do self-box como experimento na clínica gestáltica promove aos adolescentes resgatar fatos sobre a sua infância, compreender a sua família, perceber suas atitudes, entrar em contato com seus sentimentos e suas emoções, propiciar novas percepções e reflexões sobre a sua existência, entre outros. É importante realizarmos estudos e investigações que possam trazer novas contribuições para a prática clínica na Gestalt-terapia com adolescentes, sendo uma oportunidade de compartilhar experiências profissionais e reflexões teóricas.

Palavras-chave : Adolescência; Gestalt-terapia; Experimentos; Prática Clínica; Self-Box.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License