SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3O self-box como experimento na atuação do gestalt-terapeuta com adolescentesFenomenologia aplicada: porque é seguro ignorar a epoché índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ROEHE, Marcelo Vial. Psicologia e filosofia na abordagem fenomenológico-existencial: um estudo sobre Frankl e Heidegger. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp. 323-330. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.11.

A obra do filósofo Martin Heidegger é determinante para o desenvolvimento da psicologia fenomenológico-existencial. Apesar disso, é reconhecida a dificuldade para sua compreensão e adaptação aos objetivos da psicologia. Este estudo propõe uma exemplificação de como noções heideggerianas podem ser trabalhadas na psicologia, aproximando-as do pensamento do psiquiatra Viktor Frankl. Ainda que tenha estudado sua filosofia, Frankl não fundamentou seu trabalho na obra de Heidegger, no entanto, os conceitos principais de sua Logoterapia permitem que se pense em possibilidades de desdobramento psicológico da Analítica do Dasein. Da parte de Frankl, as ideias de autotranscendência, sentido de vida, valores, noodinâmica e frustração existencial são discutidas como implicações psicológicas do Dasein heideggeriano, com atenção a noções como ser-no-mundo, poder-ser, possibilidade e disposição afetiva.

Palavras-chave : Frankl; Logoterapia; Heidegger; Psicologia Fenomenológico-Existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License