SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1A experiência vivida de mulheres na conjugalidade contemporânea: uma perspectiva fenomenológico-existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

NUNES, André P.  e  MORATO, Henriette T. P.. O estágio de atendimento nos anos iniciais: experiência com plantão psicológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 2-12. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.1.

Este artigo discute a experiência de quatro plantonistas em seu primeiro estágio de atendimento em projeto de plantão em clínica-escola universitária, no terceiro semestre do curso. Os relatos revelaram como o plantão se organizou para cuidar destes estudantes, bem como cada estagiário conduziu-se de modo singular ao longo do estágio. Evidenciou-se que o plantão abarca múltiplos dizeres dos estudantes como possibilidade de propiciar um aprender pela experiência. Convocados pela atenção psicológica dos supervisores, os saberes dos plantonistas mostraram-se incorporados em seu agir, surgindo nas narrativas contadas. A formação surgiu como formar-ação, pela aprendizagem significativa como via privilegiada de constituição do saber de ofício do psicólogo. A investigação destacou a relevância deste estágio ocorrer nos semestres inicias pelo modo como estagiários apresentaram uma compreensão pertinente de plantão nesta perspectiva. Manifesta-se a urgência da clínica-escola contemplar projetos que diferenciem serviços de atenção às demandas da clientela.

Palavras-chave : Plantão psicológico; Fenomenologia existencial; Currículo; Aconselhamento psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License