SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Psychological practicum by early years students: experience through psychological attendanceThe meaning of being a father today: a study in the Gestalt approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

BENEVIDES, Rafaelle F. C.  and  BORIS, Georges D. J. B.. A experiência vivida de mulheres na conjugalidade contemporânea: uma perspectiva fenomenológico-existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 13-25. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.2.

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como as mulheres experienciam os atuais papéis que assumem nas relações conjugais contemporâneas e no exercício da maternidade, e quais os sentidos que atribuem a essas vivências. A partir da fenomenologia-existencial de Jean-Paul Sartre e das inestimáveis contribuições de Simone de Beauvoir sobre a situação da mulher, foi possível compreender como se desenvolve o projeto de ser das colaboradoras deste estudo, mulheres de classe média, trabalhadoras, vivendo em situação de relação conjugal, e com filhos, residentes em Fortaleza, Ceará. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista fenomenológica com a pergunta disparadora "como é ser mulher?". Para a análise dos resultados foi utilizado o método Progressivo-Regressivo. Os resultados mostram que, mesmo com a instrução formal e a independência financeira das mulheres, os papéis femininos na conjugalidade têm sofrido poucas modificações com relação ao acúmulo de responsabilidades que recaem sobre elas. A crença em uma essência feminina perpassa a experiência vivida por essas mulheres na maternidade, na relação conjugal e no mercado de trabalho, indicando que ainda há diversos obstáculos à resolução dos problemas sociais que atravessam a história de vida dessas mulheres.

Keywords : Mulher; Projeto de Ser; Conjugalidade Contemporânea; Fenomenologia Existencial; Sartre.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License