SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1The meaning of being a father today: a study in the Gestalt approachGestalt music therapy in Brazil: exploring fields author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

HAVRELHUK, Jucimar  and  LANGARO, Fabíola. História de Lino: a psicopatologia na perspectiva da fenomenologia e do existencialismo. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 39-52. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.4.

A partir dos anos 1950-1960 constituíram-se iniciativas, na Europa, para uma ruptura do modelo psiquiátrico hegemônico vigente até então, consolidando a antítese à lógica psiquiatrizante que se caracteriza enquanto uma psicopatologia crítica. Por meio dela, alguns psiquiatras passaram a adotar uma postura compreensiva frente ao adoecimento psíquico, em detrimento de uma busca por causalidades, entendendo o sofrimento como resultado da construção de uma personalidade no mundo. A pesquisa base deste artigo objetivou a compreensão fenomenológica e existencial da psicopatologia de Lino, um homem adulto diagnosticado com transtorno esquizoafetivo. Foi utilizado método qualitativo caracterizado como história de vida, tendo sido realizadas entrevistas narrativas para coleta de dados e empregada análise da narrativa para a composição dos resultados e discussões. Nas análises, constatou-se um processo de divisão do ser, forjado por forças sociológicas contraditórias e que constituíram a base da psicopatologia de Lino. Neste sentido, a entrada na loucura pode ser considerada como um corte com a rede de relações concretas e simbólicas significativas do sujeito e consequente perda do sentido da realidade. Pensar a psicopatologia em uma perspectiva crítica implica, assim, pensar o sujeito na totalidade de suas relações e na apropriação que faz das mediações ao longo de sua biografia.

Keywords : Psicologia; Psicopatologia; Fenomenologia; Existencialismo; Biografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License